Ao pensar na questão da violência urbana, que incomoda a todos nós brasileiros, não posso deixar de destacar uma notícia que tem a ver com a gestão do assunto, vejam o link:
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/09/07/pesquisa-de-doutorado-revela-que-apenas-7-29-dos-presos-do-estado-do-rio-trabalham-767515481.asp
A tese de doutorado é do professor Elionaldo Fernandes Julião, que merece elogios pelo belo trabalho. Mas se a eficiência do Brasil, o dito "custo Brasil", aumenta com a escalada da violência (basta ver os gastos com grades, segurança particular, blindagens de carros etc.), não restam dúvidas que o assunto deve ser encarado com contundência. A própria pesquisa cita que "entre os detidos que trabalham, a chance de reincidência criminal cai pela metade". Então o que explica a ociosidade dos presos do estado do RJ?
Talvez isto explique uma grande parte das consequências que tanto atrapalham o cidadão fluminense. Falta uma análise das causas, usar diagrama de causa e efeito, ARA, com a participação de vários especialistas, para elaborar um plano de ação. Por fim, ter vontade política de executar o mesmo. Tem algum segredo nisto? Alguém conhece um estudo feito nestas linhas para o problema da violência? Eu não mas, na minha modesta opinião, seria esta a premissa principal. Vocês concordam?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário